Fiocruz Fale com a Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz

webmail
CSIOC • Coleção de Simulídeos do Instituto Oswaldo Cruz

Histórico

A história da Coleção de Simulídeos do Instituto Oswaldo Cruz está atrelada à criação, em 1976, do Laboratório de Simulídeos e Oncocercose no Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz (LSO/IOC-Fiocruz). Com a descoberta de que os simulídeos são vetores da oncocercose humana e a confirmação do foco da doença na Região Norte e, posteriormente, de um foco autóctone na região Centro-oeste do Brasil, os estudos sobre estes insetos foram intensificados. Com isso, material proveniente de diversas localidades - principalmente do norte centro-oeste e sudeste do Brasil - passou a compor o acervo da Coleção de Simulídeos do LSO/IOC.

Na década de 1980, a Coleção de Simulídeos do LSO/IOC foi indicada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como referência para a identificação da fauna de Simulium, vetores de Onchocerca volvulus da América do Sul. Em 1991, a Coleção de Simulídeos foi reconhecida pela primeira vez como coleção biológica pelo Instituto Oswaldo Cruz (Memo nº83/91, Diretoria do IOC).

Com o credenciamento do LSO/IOC, em 2003, como referência nacional em simulídeos, oncocercose e mansonelose, pela Fiocruz e Ministério da Saúde (MS), a Coleção de Simulídeos do LSO/IOC foi oportunamente inserida na política do MS de implementação do sistema de gestão da qualidade na sua rede de laboratórios de referências, conforme atendimento à portaria 430-2002, da Presidência da Fiocruz. As normas institucionais de qualidade foram determinantes para a introdução da Gestão da Qualidade em todos os seguimentos do LSO/IOC.

Atualmente a Gestão da Qualidade está implementada no LSO/IOC, que segue as normas ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 (Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração) e NBR NM ISO 15189:2008 (Laboratórios de análises clínicas- requisitos especiais de qualidade e competência). A prática da Gestão da Qualidade está presente em todas as atividades da CSIOC, incluindo o controle documental e arquivístico e a elaboração e registro de procedimentos gerenciais e técnicos específicos para a Coleção.

Após 35 anos de história, em 2011, a Coleção de Simulídeos foi formalmente reconhecida como Coleção Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (portaria da presidência 526/2011 de 29/08/2011), recebendo o nome de Coleção de Simulídeos do Instituto Oswaldo Cruz (CSIOC).


© 2024 Coleção de Simulídeos do Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz